A importância da Gestão de Pessoas em tempos de pandemia

O setor de Gestão de Pessoas atua diretamente em administrar os colaboradores de determinada organização para que eles consigam se alinhar aos objetivos pré-estabelecidos pela mesma. Quando você possui uma equipe satisfeita, engajada e comprometida, esses aspectos refletem diretamente no desempenho de cada e, consequentemente, na qualidade do trabalho realizado.


Entretanto, a área já é conhecida por ser deixada de lado por parte de alguns gestores, e essa negligência traz uma série de consequências graves para o trabalho em equipe, principalmente nos dias atuais, em que o mundo vive em consonância com a pandemia do novo coronavírus, e que toda a sociedade enfrenta esse momento difícil.


De tal maneira, o aspecto mental e social dos colaboradores foi atingido de forma significativa e é necessário dar uma atenção especial para tal problemática, que é justamente onde atua a gestão de pessoas. Não somente na parte burocrática e social de seus membros, mas o gestor/gestora deve trabalhar e se atualizar em como o indivíduo se comporta em certas situações e, em como o seu trabalho foi afetado pela pandemia.


Seja o trabalho em casa, o famoso home office, ou suas tarefas ganharem proporções maiores para continuar a suprir a demanda existente, tudo isso é visto pelo colaborador como algo novo e diferente do que está habituado, e é de responsabilidade da GP realizar essa transição da melhor forma, sem prejudicar nenhuma das partes (equipe e organização).


Figura 01: colaborador trabalhando em home office (ilustrativa)


Com isso, existem algumas formas de minimizar efeitos negativos e não desejáveis que podem surgir com toda essa mudança, como por exemplo, estratégias de maior integralização de seus membros, cultivando um clima mais leve e harmonioso dentro da equipe.


Desse modo, o conceito de clima organizacional reflete aqui em como essa interação foi afetada pela modificação decorrente da pandemia, e em formas que podem solucionar esse desafio enfrentado, como a criação de momentos de descontração entre os membros, seja por meio de um jogo ou alguma competição saudável, mas que o tire da monotonia do trabalho em casa.


Em sequência, uma outra maneira de minimizar questões indesejáveis é a elaboração de um novo plano de desenvolvimento para os colaboradores, sem deixar de lado objetivos principais preestabelecidos, mas também que esteja de acordo com a nova realidade. Este é um problema enfrentado por muitos gestores atualmente, de redefinir projetos e percursos sem a perda de eixos fundamentais, entretanto é extremamente necessário que tal replanejamento seja feito.


Por fim, a utilização de uma comunicação mais acessível e assertiva dentro da equipe evita falhas de interação que podem ocorrer no processo, e sua atualização para o home office traz avanços significativos, como o uso de chamadas por vídeo e aplicativos de mensagens, antes considerados informais e que hoje já faz parte do dia a dia de muitas organizações.


Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).

(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now