As cores do seu feed

Atualizado: 15 de Ago de 2020

Quantas vezes você já não se deparou com um perfil organizado, um feed bonitinho, com um padrão entre todas as postagens? Atualmente, tem sido cada vez mais comum perceber essas alterações em redes sociais e plataformas digitais, seja em perfis pessoais, empresariais ou até mesmo de equipes de competição, uma vez que aplicativos de redes sociais, como Instagram, tornaram-se o principal canal de comunicação, divulgação e venda da imagem de uma marca ou de um produto. Segundo a pesquisa realizada pela plataforma We Do Logos, 93% das pessoas analisam o aspecto visual de um produto. Logo, ao visar a divulgação de um perfil ou uma página, um aspecto visualmente marcante são as cores que compõem aquele ambiente virtual, a composição, a junção e a misturas delas.


Contudo, antes de adentrarmos um pouco no universo brilhante (ou fosco se preferir) das cores, vale ressaltar que existem diferentes esquemas de cores, isso é, diferentes teoremas de como é o funcionamento da transmissão dos pigmentos de cor no espaço. No entanto, em nosso dia a dia, os principais sistemas mais utilizados são o RGB (Red Green Blue) e o CMYK (Cyan Magenta Yellow blacK). Nos exemplos a seguir, será utilizado o sistema CMYK, uma vez que na prática esse conjunto apresenta maior fidelidade para com a sua teoria, tendo visto que ele leva em consideração a perda de energia (luz) no ambiente, esquematicamente representado pelo preto em sua composição.



Para realizar as combinações, tenha sempre em vista um círculo cromático, pois ele lhe auxiliará a visualizar as cores. Segue abaixo para vocês alguns esquemas de combinações de cores existentes, mas não se prenda a cores sólidas e suas respectivas matizes, as combinações de cores também envolvem o nível de luminosidade, opacidade e saturação.



Tendo isso em mente, vale ressaltar que muitas vezes a combinação das cores vai ser iniciada por uma cor já pré-determinada, e muitas das vezes essa cor base é decidida por identidade visual de uma marca e seu logotipo, com exceção de casos como perfil pessoal, por exemplo. Contudo, ao realizar misturas e combinações, tenha em mente que a psicologia das cores é um fator importante, que pode vir a ser um fator do sucesso de uma imagem. Mesmo que inconscientemente, as cores carregam significados, sejam eles emocionais (felicidade, paixão, tristeza) ou culturais (luto, fé, luxo), e acaba por impactar na nossa percepção, podendo alterar o nosso julgamento. Em suma, as cores localizadas da matiz do verde ao ciano são denominadas de cores frias, e transpassam melancolia, calma e tristeza. Já as cores localizadas da matiz do amarelo ao magenta são chamadas de cores quentes, e passam sentimento de calor, felicidade, amor e paixão. Um bom exemplo de como as cores afetam as paisagens as ambientações são as fotos capturadas a seguir em nossa universidade:



Apesar de todas as fotos terem sido tiradas no mesmo dia e com a mesma câmera, a segunda imagem passa a impressão de uma tarde quente/amena, enquanto a primeira imagem nos dá uma impressão de um dia frio.


Por fim, mas não menos importante, busque sempre trabalhar com imagens com poucos textos ou imagens de composição simples, com poucos elementos ou com o espaçamento entre esses elementos. Junto a isso, em suas combinações de cores, trabalhe com tons neutros, escalas de cinzas, brancos e tons pastéis. A suavização e maior conforto das imagens é um fator crucial para o alcance delas nas plataformas como o Instagram, uma vez que, por ser um canal de informação de rápida informação, o cérebro humano tende a filtrar apenas o essencial, e, ao fazer isso, os dados a serem divulgados, ao serem dispostos de uma maneira enxuta, facilitam a visualização e captação.


Para essa e mais dicas fique de olho em nosso blog, no qual semanalmente postaremos toda sexta-feira um texto diferente!


Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).


#gorampage #design #rampagebaja #rampagebajaufjf #obodeebrabo #cores #colores #graphicdesignismypassion #bajao #bajasae


(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now