As linguagens mais utilizáveis no mercado de trabalho

A importância da programação e seu uso vem crescendo ano após ano, e isso se deve em parte pelas linguagens de programação existentes hoje.


Apesar de existir uma grande variedade de linguagens de programação, algumas podem ser mais adequadas para certos negócios ou empresas. Por isso é preciso cuidado, pois você pode se tornar um mestre em uma linguagem específica, mas, se ela não for muito requisitada no mercado de trabalho, isso significa que poderá ter dificuldades em arranjar um emprego na área.


Segundo um estudo feito pela empresa de análise RedMonk no primeiro trimestre de 2020, as três linguagens mais usadas foram: JavaScript,Java e Phyton. Com esse tipo de pensamento sempre há estudos sobre as linguagens mais requisitadas no mercado de trabalho, e por mais que um estudo ou outro dê uma diferença de posição em seu ranking, estas linguagens sempre estão entre as mais importantes.

  • JavaScript: É uma linguagem de programação interpretada. Foi originalmente implementada como parte dos navegadores web para que scripts pudessem ser executados do lado do cliente e interagissem com o usuário sem a necessidade deste script passar pelo servidor, controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo do documento exibido.


  • Java: A linguagem de programação mais solicitada de longe é o Java. No topo da maioria dos índices especializados na medição da popularidade, o Java se caracteriza por ser portável, ou seja, é possível compilar um programa em Java de maneira fácil para todo tipo de aparelho. Vale lembrar também que o Java é a linguagem mais usada para a criação de aplicativos Android.


  • Phyton: Considerada a linguagem de mais fácil aprendizado, a Python continua a ser uma das mais populares no mercado, mesmo que tenha sido lançada há quase 30 anos atrás (em 1989). É um dos códigos de mais fácil leitura e é bastante utilizado para desenvolvimento web e machine learning.


Mas não podemos nos esquecer também da própria linguagem C/C++ que além de ser umas das linguagens mais antigas já lançadas, ela é amplamente usada de base para diversas outras linguagens pela sua facilidade de portar um programa para outro tipo de dispositivo. Mesmo sendo uma linguagem antiga, C é estudada em vários cursos dentre ele nas matérias de algoritmo nas faculdades de engenharia pois funciona em quase todo tipo de sistema e não exige muito dos sistemas por conta de sua pouca exigência de performance.


Aproveitando a entrada no âmbito acadêmico uma outra programação muito usada inclusive por nós da equipe Rampage é a programação para microcontroladores com uso de placas Arduino, que é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única, é essencialmente C/C++ como já mencionado antes. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por principiantes e profissionais. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e ferramentas mais complicadas. Ou seja o Arduino é ideal para você que quer começar a trabalhar com programação de microcontroladores ou se divertir e não possui grandes acessos a recursos caros ou de difícil acesso.


Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).


#rampage #eletrônica #linguagens #java #javascript #arduino #python #c #c++ #mercado #trabalho #gorampage

(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now