Indicador de Qualidade: Você conhece o PIQ?

O Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ) é uma ferramenta voltada para a gestão de pessoas na qual avalia as condutas do membro no dia-a-dia. Ela é baseada em uma lista de ações positivas e negativas que podem ser cometidas e, assim, pontuadas.


O QUE SÃO AS CONDUTAS?


As condutas são atividades que todos os membros devem ou não realizar na equipe. Elas são subdivididas em pesos dentro de duas categorias macros, as penalizações (condutas negativas) e as bonificações (condutas positivas).


COMO SABEMOS SE O MEMBRO/ÁREA DEVERÁ RECEBER UMA PENALIZAÇÃO OU BONIFICAÇÃO?


É fornecido um formulário em que os próprios membros da equipe pontuam uns aos outros anonimamente. Além da pontuação, deve ser fornecido uma justificativa do motivo daquela penalização/bonificação.

Um membro não pode se auto beneficiar sem a consciência dos outros. Além disso, há condutas que cabe a gestão da equipe pontuar os membros.

Ao final de cada mês a gestão da equipe faz um levantamento e verificação desses dados, para que não haja nenhuma injustiça. Todas as penalizações e bonificações devem seguir a mesma linha.


PONTUAÇÃO


Como cada conduta apresenta um peso diferente, ao final do mês é realizado o fechamento da pontuação de cada membro/área. Essa pontuação é divulgada apenas para o membro ou para o responsável pela a área.

Além disso, a pontuação serve como um termômetro para saber se há algo de errado ou se algum sistema novo está funcionando.

Outros fatores interessantes, são bonificações como Membro do Mês e Área do Mês para as maiores pontuações e um esquema de advertência para as piores pontuações. As bonificações são incentivos para que o time esteja sempre seguindo as condutas e pontuando os colegas de trabalho.


OBJETIVO


Geralmente no início da aplicação do PIQ em algum ambiente de trabalho é tendencioso que haja mais condutas na categoria de penalizações do que na de bonificações.

O PIQ tem o objetivo de tornar aquelas condutas parte cultural da equipe, com isso ao longo do tempo o ideal é que as penalizações vão diminuindo e as bonificações vão aumentando, mostrando assim a evolução do time.


BENEFÍCIOS DA APLICAÇÃO DO PIQ


  • Garantia do cumprimento de atividades;

  • Cumprimento de prazos;

  • Melhoria no Programa 5S;

  • Aumento da responsabilidade e organização;

  • Estímulo a participação de atividade não-obrigatória;

  • Melhoria no clima organizacional;


ROTEIRO: COMO IMPLANTAR O PIQ?


  1. Estabelecer quais serão as condutas que serão analisadas e quem será o responsável pelo fechamento mensal. Além disso, é importante determinar de quanto em quanto tempo o programa será reformulado, para que ele sempre esteja atualizado de acordo com a realidade da equipe;

  2. Apresentar e/ou enviar o programa no início da gestão ou sempre que ocorrer alguma mudança no mesmo. É interessante imprimir o programa (as condutas) e deixar em um local visível para todos os membros, isso faz com que eles sempre tenham algum lugar para recorrer caso tenha alguma dúvida;

  3. Sempre incentivar os membros a preencherem o formulário com as pontuações para que se tenha um resultado positivo na hora das análises;

  4. Ao final do mês enviar a pontuação para o membro. Esse é um ótimo momento para poder conversar com ele sobre o andamento dele na equipe, independente do resultado.

  5. Sempre levar para a equipe os resultados gerais que o programa apresentou, mostrando as evoluções do grupo ou, até mesmo, as regressões.

  6. Sempre esteja aberto a novas ideias e questionamentos sobre as pontuações apresentadas. Além de dar o feedback, a pessoa responsável deve estar aberta a receber o feedback sobre o programa para que ele sempre esteja evoluindo.

  7. É interessante que na hora do repasse geral ao final de cada mês ocorra uma premiação para o membro e para a área vencedora de cada mês. Essa premiação irá incentivar os membros e áreas a estarem com as pontuações positivas.


DICAS FINAIS:


  1. A resposta do formulário deve ser de conhecimento apenas das pessoas responsáveis pelo PIQ, para que dessa forma nenhuma pessoa se sinta desconfortável.

  2. Na mesma linha da dica anterior, ao final do mês quando for informar os resultados, informe individualmente e sempre apresente as justificativas relacionadas às pontuações recebidas.

  3. Caso haja caso de advertência, todo o time deve estar ciente que a partir de uma certa pontuação negativa ele poderá receber uma penalização mais severa. Mas quando for dar a advertência, a mesma deve ser de conhecimento apenas dos envolvidos na situação.



Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).



#PIQ #gestãodepessoas #gestãodequalidade #evolução #incentivo #indicador #programa


(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now