O que são e para que servem os KPI’s

Atualizado: 31 de Jul de 2020

Quem lida com gestão com certeza já se deparou com o termo KPI. Mas o que são os KPI’s? O Indicador-Chave de Desempenho (em inglês Key Performance Indicator), são ferramentas de gestão voltadas para medir o desempenho de uma equipe, processo, serviço ou unidade de negócio.


Se você pesquisar na internet você encontrará diversos modelos de KPI’s para serem implantados na empresa dependendo do seu objetivo. Mas uma coisa que você sempre deve ter em mente é que cada empresa é de um jeito, então se você pegar apenas um modelo e aplicar na sua empresa sem adaptar o indicador, as chances de dar errado são bem grandes. Cada empresa tem uma demanda diferente e com isso têm KPI’s diferentes, portanto sempre quando ver algum modelo já pronto tente adaptar ao seu cenário atual ou crie o seu próprio modelo.


CLASSIFICAÇÃO DOS KPI’S


Indicadores de Capacidade: possuem o intuito de identificar o quanto uma empresa foi capaz de produzir em um período de tempo específico em relação a algum parâmetro pré-estabelecido.


Indicadores de Produtividade: possuem o intuito de avaliar o rendimento e a eficiência dos processos nas empresas, bem como otimizar o desempenho da equipe.


Indicadores de Qualidade: possuem o intuito de controlar e monitorar a eficiência, eficácia e efetividade de processos e serviços da empresa.


Indicadores Estratégicos: possuem o intuito de através de um planejamento estratégico da empresa, demarcar o que se espera da organização no futuro. Esses indicadores são diretamente ligados à missão e à visão da empresa.


Indicadores Operacionais: são indicadores de curto prazo com o foco nas pessoas envolvidas nos processo. São eles que vão indicar a contribuição de cada colaborador para que as metas da empresa sejam atingidos.


Indicadores Táticos: também conhecidos como Indicadores Gerenciais, esses indicadores trabalham juntamente com os Indicadores Estratégicos, principalmente na parte voltada para a Visão da empresa. Eles devem determinar como cada área deve contribuir através de um plano de ações, a médio prazo, vinculado diretamente ao planejamento estratégico, para que os objetivos da companhia sejam atingidos. São identificadas, então, as metas gerenciais.


COMO ESCOLHER UM KPI


O KPI precisa ser ser uma informação que vá te ajudar a enxergar como você vai atingir o seu objetivo. Mas porquê que os KPI’s são tão ligados aos objetivos? Simples, porque através deles que você vai medir a performance das suas estratégias para saber se está chegando perto ou não de alcançar os objetivos impostos.


Com isso, é muito importante saber escolher o indicador certo para o objetivo certo. Muitos indicadores podem ser atraentes e chamar a atenção pela proposta, mas isso não significa que ele será o melhor para te ajudar naquele objetivo. Se você escolhe o indicador errado faz com que você tome atitudes erradas. E sabe qual é o pior? Você pode estar achando que está indo no caminho certo, mas o que está acontecendo é algo totalmente ao contrário. Ao invés de você chegar perto de atingir o seu objetivo final, você está passando bem longe dele.


Por isso, escolher quando se decide trabalhar com indicadores, a escolha deles é uma das partes mais importantes do processo. Alguns pontos importantes que devem ser analisados ao escolher um KPI são:

  • Precisa ser mensurável: isso parece óbvio, mas para ser ter um KPI você precisa que os dados estejam disponíveis e que sejam mensuráveis facilmente.

  • Ele têm que apresentar uma importância para a sua análise, ou seja, mostrar que a sua estratégia está dando certo e que você está cada vez mais perto de atingir o seu objetivo inicial;

  • O seu KPI precisa ser relevante!! Não adianta escolher um KPI apenas por aparência, aquele KPI que vai fazer uma massagem no ego de quem está analisando pois apresenta dados interessantes. Esse KPI pode não ser o ideal para você naquele momento. Tenha foco e não deixe que dados por pura “vaidade” o distraia.

  • O seu KPI está ali para te orientar em tomada de decisões. São eles que vão te ajudar para que tenha o máximo de escolhas assertivas para atingir o objetivo final. Então, se o seu KPI não te passa a segurança de fazer você tomar uma decisão que possa vir alavancar o processo, dê uma repensada se é o KPI correto.

  • Ter periodicidade é muito importante na hora de utilizar. Ele precisa ser medido constantemente para saber se as suas estratégias estão funcionando. Além disso, esse controle irá te permitir saber o que funciona ou não para você atingir o seu objetivo final.


Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).


#Gorampage #gestão #baja #qualidade #KPI's

(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now