O sensor indutivo e suas aplicações

Os sensores são componentes de grande importância, uma vez que são responsáveis pela conversão de uma grandeza física para um sinal elétrico, podendo ser digital ou analógico, que posteriormente será processado para atender as necessidades do usuário. Entre esses sensores, iremos tratar do sensor indutivo. Tal sensor tem a capacidade de identificar superfícies metálicas que estejam próximas a ele.

Esse comportamento é facilmente entendível ao analisarmos a estrutura e funcionamento desses, que segue o seguinte modelo:

[Sensor indutivo - da esquerda para a direita temos: um núcleo de ferrite envolto por uma bobina; um circuito oscilador; circuito ativador; amplificador ]



O oscilador juntamente com a bobina gera um campo eletromagnético variável, que ao ter um objeto metálico dentro, uma corrente surgirá. A partir desse momento, a energia do campo diminuirá com a indução do metal, e por consequência a amplitude do sinal do oscilador também. Com essa queda na amplitude, o circuito ativador altera a tensão de saída, fornecendo um sinal digital, alto ou baixo.

Por meio desse comportamento e o auxílio de um controlador é possível utilizar os sensores indutivos para diferentes aplicações, tanto em projetos industriais e também em outros menores, bastando escolher o mais apropriado. Dentro do baja, eles podem ser utilizados de diversas formas, podendo aferir a rotação de diferentes componentes e até mesmo a velocidade do veículo. Com o uso da criatividade esse sensor se torna muito útil.

Na industria, esses sensores são de grande importância, fazendo auxílio em diversos processos, como: Detector de passagem de material; detector de fim de curso; detector de presença ou ausência de algum material; leitura de posição; reconhecimento e contagem de pulsos.

Para exemplificar esses processos podemos falar sobre a industria alimenticia, mais precisamente sobre a embalagem dos alimentos:


  1. Com a detecção da posição das partes moveis do maquinário responsável pelo processo de embalagem se tem um maior controle de qualidade, assim o desperdício é minimizado e processo tem o menor número de interrupções possível.

  2. Monitoramento do velocidade do processo.

  3. Controle da posição de válvulas, assim também minimizando o desperdício e asinterrupções.

  4. Existem alguns modelos de tampas de plástico em que há partes metálicas em seu interior. Os sensores indutivos são responsáveis para a detacção dessas partes.



Como se pode ver, esse sensor pode participar de diversos processos, desde os mais simples até a automatização industrial.


(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now