Octanagem e Desempenho

Atualizado: 14 de Nov de 2020

Em carros comuns de rua o combustível escolhido para encher o tanque do seu veículo tem que coincidir com alguns objetivos que você queira atingir, seja consumo, eficiência ou até mesmo proteção para o motor, e sabemos bem que é bastante difícil chegar em uma escolha de combustível que abranja esses diversos requisitos.


No veículo Baja não é diferente e para escolhermos a melhor gasolina temos que passar por etapas minuciosas que vão nos auxiliar na escolha, principalmente visando o desempenho, que é nosso foco, vejamos.


Nem sempre a escolha de um combustível com uma maior octanagem irá resultar num maior desempenho, é necessário saber quais as especificações do seu motor para avaliar se ele está apto a receber um combustível com um alto nível de octanos. Por exemplo, ao colocar uma gasolina com 97 IAD (índice antidetonante) em um motor que de fábrica é feito para receber uma de 87 IAD você está submetendo a ele condições não normais, podendo até mesmo, em situações extremas, quebrá-lo ao invés de trazer benefícios em sua eficiência.


Sayin et al., (2005), realizou um estudo comparativo com gasolinas de 97 RON e 91 RON em um motor próprio para 91 RON e os resultados mostram que houve um aumento de consumo de combustível e das emissões de CO e HC quando foi usada a gasolina com uma maior octanagem.

Também é estudado a questão da potência, onde a de maior octanagem trabalha nas mesmas condições da recomendada, não há aumento. Já a perda de potência existe ao utilizar um combustível com uma quantidade de octanos menor que o recomendado, além de trazer danos ao motor, ou seja, sempre siga as recomendações do fabricante.



Especificações do Motor Briggs & Stratton 10HP


No caso do nosso motor é recomendado usar uma gasolina de 87 octanas (valor das gasolinas comum e aditivada no Brasil), onde o diferencial seria o tipo de aditivo que ela carrega para proteção do motor. O aditivo ajuda o motor a trabalhar melhor pois ele limpa a sujeira proveniente da combustão além de ajudar na própria queima de combustível. Se você abastecer com uma gasolina que é aditivada não precisa adicionar aditivo, apenas se a gasolina for comum.


Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).

(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now