Os tipos de suspensão

É comum entre o público mais leigo no assunto achar que a suspensão é apenas composta por molas helicoidais e amortecedores, mas não é bem assim. Existem vários tipos de suspensão, inclusive, alguns nem fazem o uso de molas helicoidais. Para explicar melhor, o texto de hoje conta um pouco sobre os tipos de suspensão mais utilizadas nos veículos atuais.

Eixo Rígido

Eixo rígido é o sistema de suspensão mais simples. Por ser uma suspensão dependente, ou seja, as duas rodas estão conectadas entre si, o movimento de uma das rodas pode interferir na outra, o que não é o ideal quando se quer extrair performance. Apesar disso, devido ao baixo custo e fácil manutenção ainda é utilizada em veículos mais pesados, como caminhões, veículos off road e militares.


Figura 1: Eixo Rígido

Eixo de Torção

É um sistema de suspensão traseira largamente utilizada. É um projeto simples, de custo baixo.

Esse sistema é formado por um elemento transversal e dois braços arrastados na extremidade, essa viga transversal que liga as duas rodas traseiras faz dela uma suspensão semi-independente. Devido a seu baixo custo é largamente utilizada em veículos de tração dianteira.


Figura 2: Eixo de Torção

Eixo Oscilante ou Swing Axle

É uma suspensão simples, de baixa massa e independente. É composta por um semi eixo, sistema mola-amortecedor e um braço semi arrastado. Ficou popularmente conhecida devido à sua aplicação no VW Beetle, o famoso Fusca.

Atualmente sua utilização é muito reduzida, concentrando sua maior utilização em veículos off road, sendo utilizada, inclusive, em algumas equipes de Baja SAE.


Figura 3: Swing Axle


Suspensão McPherson

Patenteada pelo americano Earle Steele McPherson em 1946, esse sistema é largamente utilizado nos veículos modernos, podendo ser utilizada tanto na dianteira (onde é mais usual) quanto na traseira.

Esse sistema independente conta um uma bandeja ou balança e o conjunto mola amortecedor. A parte superior do amortecedor suporta a carroceria e a parte inferior é suportada pela bandeja.


Figura 4: Suspensão McPherson

Duplo A ou Double Wishbone

Famosa por seus dois braços em formato de “A”, esse é um modelo pouco utilizado nos veículos de passeio, sua utilização é mais comum em carros de competição (inclusive sendo esse modelo o mais utilizado entre as equipes de Baja SAE) e carros esportivos.

Esse sistema garante uma ótima estabilidade e comportamento dinâmico, porém, por ter uma bandeja a mais que a McPherson, exige mais espaço e tem uma manutenção mais complexa.


Figura 5: Duplo A

Multilink

Esse sistema é conhecido como uma evolução da Duplo A, pois mantém suas qualidades e visa melhorar suas imperfeições. A Multilink apresenta ótima estabilidade, controle e conforto.

Essa suspensão não tem forma fechada, sendo formada por braços que conectam a manga de eixo à estrutura do veículo, o que garante bastante liberdade para o projeto, podendo variar formato e número de braços de acordo com a necessidade do fabricante.

Devido à sua maior liberdade de projeto e grandes variações de forma essa suspensão tem um custo de projeto e manutenção mais elevados.

Figura 6: Multilink


Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).


#Gorampage #baja #bajasae #suspensão #projeto #carro

(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now