Sistema de Admissão


Foto tirada pela equipe RAMPAGE Baja em sua pista de testes


Já falamos aqui anteriormente sobre os tubões do lado esquerdo do carro e suas funções. Mas e o tubo menor do lado direito do veículo, você sabe para o que serve?


O sistema de snorkel é composto pela tubulação de P.U. e hood de ABS (o chapéu preto em formato de cogumelo na sua extremidade) tendo como função principal permitir que o carro atravesse piscinas de lama e locais alagados mais profundos, visto que o ar que entra para o motor vem através do hood e, pelo fato dele ser posicionado numa altura maior do que a do carburador, o carro pode chegar em uma altura mais profunda, sem que ocorra o risco de se afogar.


Fazendo uma analogia ao nosso organismo humano, o snorkel equivale ao nariz do carro, ou seja, por onde o ar entra, e segue através do filtro de ar - que equivaleria aos pelos filtradores do nosso nariz - até chegar no carburador, local onde o ar recebido se mistura nas devidas proporções com o combustível - que vem através do tanque e das linhas de combustível - e são encaminhados para a câmara de combustão para que a combustão que movimenta o carro ocorra.


A princípio pode parecer algo simples, mas estudos complexos acerca de perda de carga, temperatura e turbulência de escoamento são utilizados para se determinar o melhor posicionamento do hood e o melhor formato da tubulação, visando permitir uma admissão com a melhor eficiência e qualidade possível para que o veículo tenha uma boa performance.




Figuras e tabela retiradas do relatório de Snorkel da equipe Rampage BajaFiguras e tabela retiradas do relatório de Snorkel da equipe Rampage Baja


É sabido que a qualidade e quantidade do ar interfere diretamente na eficiência da combustão do veículo. Portanto, tal estudo é de vital importância para que seja garantido a admissão de ar em temperaturas adequadas (menor temperatura = maior densidade do ar = maior quantidade de O2 no mesmo espaço); qualidade adequada - livre de impurezas que atrapalham a combustão - e de forma desobstruída, afinal, o atrito com o meio provoca queda de pressão dinâmica no fluido, além de aumentar levemente a temperatura do mesmo.


Ficou com alguma dúvida? Quais suas curiosidades sobre o nosso baja? Pergunte-nos no nosso instagram: @rampagebaja


#snorkel #admissao #tubinho #rampagebaja #bodet #obodevaitepegar #UFJF


Fonte:

ENGENHARIA DE VENTILAÇÃO INDUSTRIAL - A.L.S.Mesquita / F.A.Guimarães/N.Nefussi


(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now