Tipos de Câmbio

Você conhece os tipos de câmbio presentes no mercado automotivo atual? Muitas pessoas acreditam que existem apenas 2 tipos de câmbio, o manual e o automático, porém, hoje em dia já estão presentes o total de 5 tipos de câmbios automotivos!! Vamos conhecer um pouco sobre cada um deles:


Câmbio Manual: Esse é o clássico dos clássicos, muito comum de ser encontrado em veículos no Brasil, é composto por uma embreagem, responsável por acoplar e desacoplar a transmissão do motor durante a troca de marchas e frenagens bruscas. É composto por engrenagens de dentes cilíndricos ou helicoidais, postas em eixos paralelos, que fornecem as relações de transmissão. Ainda continua sendo o câmbio mais vantajoso no quesito preço, o qual oferece um maior controle do veículo pelo condutor, porém, exige muito mais atenção no trânsito e sincronia da alavanca de marchas com a embreagem.


Câmbio Automático: Outro modelo de transmissão muito encontrado em carros nacionais, o câmbio automático é composto pelo conversor de torque, o qual realiza uma função semelhante a da embreagem do câmbio manual, porém, o acoplamento e desacoplamento é realizado por um bombeamento de fluido hidráulico. Este sistema de transmissão é composto por um conjunto de engrenagens planetárias, as quais definem as relações de transmissão. Apresenta um custo (compra e manutenção) maior se comparado ao câmbio manual, por apresentar um sistema mais complexo.


Câmbio CVT: É conhecido como a transmissão de marchas infinitas, composto normalmente por 2 polias e uma correia. As polias podem variar “infinitamente” (dependendo do veículo, estas variações já são definidas) seu diâmetro dentro de um certo intervalo especificado, estas variações definem a relação de transmissão do veículo. Uma das vantagens deste câmbio é permitir com que a rotação do motor se mantenha constante durante parte do movimento, o que ajuda na diminuição do consumo de combustível, além do conforto oferecido ao condutor, por não sentir a troca de marchas. Ainda necessita de uma manutenção recorrente, sendo não tão comum no mercado como os câmbios anteriores.


Câmbio Automatizado: Muito semelhante ao câmbio manual, apresenta também uma embreagem, porém, a mudança nas relações de transmissão é feita por servo motores, de forma automatizada, dependendo da necessidade do veículo. É um câmbio que acabou caindo em desuso, pelo desconforto causado aos condutores devido aos extensos trancos/delays gerados na troca de marchas, afetando a durabilidade do mesmo.


Câmbio automatizado de dupla embreagem: Pode ser considerado uma evolução do câmbio automatizado. A troca de marchas é feita por servo motores e apresenta 2 embreagens, uma voltada para as embreagens ímpares e outra para as pares. Enquanto uma embreagem está acoplada, a outra já fica pré-engatada, evitando assim, os trancos causados pelo modelo anterior. Vem sendo muito utilizado em veículos de corrida, pela rapidez nas trocas de relação. Seu custo ainda é caro, além da confiabilidade ser um pouco menor comparado aos anteriores, por ser um modelo mais recente.


E aí, gostou deste texto? Deixe sua opinião pra gente!! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais! #OffRoad #Baja #Transmissão #Câmbio


(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now