Você já conhece a Matriz GUT?

Atualizado: 30 de Out de 2020

A Matriz GUT foi criada na década de 80 com o objetivo de ajudar na solução de problemas complexos das indústrias japonesas e americanas. Ela é basicamente uma Matriz de Prioridades, em que possui três pilares a serem analisados do seu problemas, a Gravidade (G) do seu problema, a Urgência (U) em que ele deve ser solucionado e a Tendência (T) desse problema.


Gravidade (G)

Nesse ponto é analisado o impacto do problema, é onde analisamos o quão grave é esse problema para a empresa, para o processo e para as pessoas envolvidas.


Urgência (U)

Nessa análise deve levar em conta quanto tempo terá para a resolução desse problema, quanto maior a urgência menor o tempo, evitando um agravamento da situação.


Tendência (T)

No último ponto a ser analisado, vemos o quanto esse problema pode se agravar ao longo do tempo se não for resolvido. Além do crescimento, a tendência de redução ou desaparecimento do problema também podem ser consideradas na análise da tendência.


De maneira geral, a Matriz GUT pode ser utilizada em quaisquer situações nas quais é preciso tomar decisões que exigem uma análise mais cuidadosa de determinados cenários. O principal uso dessa matriz é orientar a solução de problemas por meio da priorização.


COMO FUNCIONA A MATRIZ GUT?

Será montada uma tabela cada um dos pontos acima terá uma nota de 1 a 5 para poder classificar o problema analisado. Sendo que:


COMO UTILIZAR A MATRIZ?


De início, será necessário reunir a equipe para um Brainstorming inicial, no qual serão identificados os problemas. Após a identificação, os colaboradores devem fazer suas avaliações e enumerar os problemas de acordo com as notas e seus respectivos pesos, se existentes.

1. Construa a tabela colocando nas linhas os problemas a serem analisados;

2. Classifique os problemas para cada uma das variáveis (Gravidade, Urgência e Tendência);

3. Multiplique as três notas e construa um ranking de problemas com os resultados;

4. Dê prioridade aos problemas com maior nota analisando seus pontos fracos;

5. Por fim, elabore um plano de ação para contra-atacar esses problemas!



A Matriz GUT pode ser facilmente adaptada para outras aplicações dentro da empresa, como priorização de tarefas. A partir do momento que a empresa tem uma ordem de prioridade para realizar as tarefas ou solucionar os problemas, é possível montar um plano de ação mais certeiro, que afetará diretamente na otimização do tempo.


Para um maior aproveitamento todos devem estar alinhados com as decisões e com o plano de ações montado, garantindo, assim, o sucesso da empresa!!


Eai!? Esse texto foi útil para você? Conta para a gente nos comentários e nos siga no Instagram (@rampagebaja).

(24) 99271-2219 || (32) 98876-2723

UFJF - Rua José Lourenço Kelmer s/n

Faculdade de Engenharia

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

rampagebajaufjf

Rampage Baja

rampagebaja

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now